Teste TRAg COVID-19 - CHAMUSCA

Teste TRAg COVID-19 - CHAMUSCA
O Teste Rápido de Antigénio COVID-19 (TRAg COVID-19) é um teste que permite identificar a presença de proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2. O teste é realizado por um farmacêutico, com colheita de uma amostra de exsudado nasal e recurso a uma zaragatoa nasofaríngea . Selecione o horário e preencha corretamente todos os campos solicitados. O preenchimento incorreto ou incompleto, invalida a emissão do relatório de testagem e respetivo certificado!
Seleccione o horário desejado:
20/Mai. - (Seg.)
21/Mai. - (Ter.)
22/Mai. - (Qua.)
23/Mai. - (Qui.)
24/Mai. - (Sex.)
27/Mai. - (Seg.)
28/Mai. - (Ter.)
29/Mai. - (Qua.)
30/Mai. - (Qui.)
31/Mai. - (Sex.)

Obrigatório para comparticipação e emissão do certificado de testagem

Os principais benefícios deste teste são a rapidez e a simplicidade do processo.

Este teste não requer equipamentos complexos e o resultado é enviado até 12 horas após a realização do teste.

 

Deverá descarregar o seu certificado digital de testagem no portal do SNS, acedendo a https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder e preenchendo campos solicitados.

 

O certificado tem uma validade de 24h após a realização do teste.

 

O custo do teste é de 15 €.

Os TRAg deixaram de ser comparticipados, devido ao fim da convenção com o SNS a partir do dia 1 de Outubro de 2022, mesmo com apresentação de prescrição médica.

 


O teste de antigénio é atualmente menos sensível do que os testes PCR, considerados como gold standard pela OMS e DGS. Estes testes funcionam melhor com cargas virais elevadas, pelo que, ainda que os falsos positivos sejam raros, os doentes com cargas virais baixas poderão apresentar falsos negativos.
Assim, o teste poderá não detetar doentes infetados em fase inicial assintomática e em casos de infeção ligeira. Em ambos os casos, o doente poderá infetar outras pessoas

As pessoas com suspeita de COVID-19 devem ser submetidos a teste laboratorial, segundo a orientação da Direção-Geral da Saúde.